quinta-feira, 30 de julho de 2009

shanghai. dez2008

Photo by Tripé (máquina flp)

acho brutal. inspiração em "motivos chineses" e dá nisto!

..jogo no capitol, macau...


Photo by Adria

quarta-feira, 29 de julho de 2009

música d'amanhã

António Ferro & Wong On Yuen - Centelhas

música d'oje!

Fleet Foxes - Blue Ridge Mountains

presente do zé!


zé, agora já posso "publicar"! um presente para ti e um assentar de ideias para mim! para eu não esquecer... para pelo menos ser mais fácil recordar!
importantíssimo... faltou "panguiau" - amigo.
de vez em quando lembro-me que vão faltando umas palavras.

mais em falta:
con tcháu ná óh - massa da lee
.
.
.

terça-feira, 28 de julho de 2009

tributo porque sim!

vivó fibonacci e à matemática!

"0,\;1,\;1,\;2,\;3,\;5,\;8,\;13,\;21,\;34,\;55,\;89, \ldots.
By definition, the first two Fibonacci numbers are 0 and 1, and each remaining number is the sum of the previous two. Some sources omit the initial 0, instead beginning the sequence with two 1s."

obrigado a quem me ajuda a não ter medo das sequências, dos números, da harmonia aplicados além da matemática!

segunda-feira, 27 de julho de 2009

LÁPIS DE COR


Vasquinho,

O lápis de cor... Uma pergunta que parecia simples e baaa...
Complicado chegar lá!

Lápis de cor. Pauzinho de pigmento colorido, delicado e fino (aquele que se parte! e que chateia...) e barro/argila. Vulgarmente envolto por um fino cilindro de madeira.

Os pigmentos, em biologia, "são os compostos químicos responsáveis pelas cores das plantas ou animais". No caso dos lápis é um corante seco. Existem pigmentos naturais e sintético, provavelmente para os lápis será sintético (artificial).

Fonte consultada: Wikipédia

domingo, 19 de julho de 2009

"a charada nao era essa era se a populaçao toda do mundo cabia em portugal." by Uriel

Qualquer uma das charadas pode vir a ser absolutamente útil.. Portanto não podemos considerar a outra em vão! Um equívoco, mas um equívoco positivo! :D

Então cá vai o resultado...

Ora, se Portugal tem 92.090 km² e a população mundial são 6.600.000.000 habitantes, então...
92 090 / 6 600 000 000 = 1,39530303 × 10^-5 =1,39530303 × 0,00001
(sabias que é só pores a fórmula no google que ele faz a conta e mais... olha aqui)

Bom...isso dá... 0,000014 km²/hab., ou seja, 14 m²/hab. (0,07 pessoas/m²)

Afinal não são 71 pessoas por m²! Mas para quem trabalhou com valores aproximados de população.. de área... estávamos quase lá, foi tudo uma questão de zeros :)

Posto isto.. não só a população mundial cabia em Portugal com ainda teríamos, cada um, 14m² livres.
Acho que, para nos deslocarmos, funcionaríamos tipo puzzle. "Com licença" seria a expressão mais usada por dia, por hora, por minuto, por segundo... e para nos safarmos teria-mos de sabê-la em milhares de línguas.
14m ² aproxima-se, segundo o Neufert, à área de um lugar de estacionamento "quando os dois lados (longos) são fechados" (com as medidas 5x2,7/2,9m). Mas... qualquer lugar de estacionamento já dá uma noção da área!

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Yona Friedman

iDeia, obrigado por dares a conhecer :)

O senhor que disse que neste milénio a arquitectura desapareceria... mas afinal não?! será que acabará?...
Fala-se de arquitectura virtual ao invés de arquitectura física. Pelo menos está a ser prevista solução para quando não houver espaço para a arquitectura tangível...

terça-feira, 14 de julho de 2009

Nunca chegámos a completar esta charada...

"Fantasticamente falando", qual seria a área na superfície do mundo que cada indivíduo poderia ter?

População mundial
: 6,6 mil milhões (6.600.000.000 – espero não estar enganada na "tradução")
Superfície do mundo: 510.072.000 km²
Agora é fácil:
510.072.000 km² : 6.600.000.000 hab. = 0,08 km²/hab.
0,08 km² = 80.000 m² = 8 ha

Bem “divididinho” eu teria então em minha posse 80.000 m² (cerca de 8 campos de futebol). Mmmm... o que é que eu faria com tal abundância terrestre?! Para um jardim é grandioso. Para um parque é pequeno. Um campo de golfe não dava... demasiado pequeno mesmo! Mas acho que me ficava por um jardim e vá... uma pequena estância!

Curiosidade...
1.º lugal: Rússia – país maior do mundo, com 17.098.242 km²
110.º lugar: Portugal – com 92.090 km²
225.º lugar: Macau – com 29 km²
233.º lugar: Cidade do Vaticano – país mais pequeno do mundo, com 0,44 km²

Fonte consultada: Wikipédia

A brincar às estatísticas...

Enquanto Lisboa tem uma superfície de 83,84 km² Macau tem 28,6 km², ou seja, Lisboa é três vezes maior. A população é sensivelmente a mesma, ronda os 500.000 habitantes.

Pronto! Não tinha a noção. Não fiz a pesquisa na altura certa... Mas finalmente encontrei um termo de comparação decente. Não sei muito bem porquê mas era importante para mim ter conhecimento desta relação...

Para quem está mais familiarizado com as dimensões da cidade invencível (mas porquê cidade invicta... tem de ter uma explicação?! E espero que não tenha sido auto-alcunha porque nesse caso só lhe ficava mal... Não terá sido com certeza!): população cerca de 200.000 habitantes e superfície 41,66 km².


Ah. No que conta a densidade habitacional vence, obviamente, Macau. 18.800 hab./km² contra uns míseros 5.000 ou 6.000 hab./km² para o Porto e Lisboa respectivamente. Até quando crescerás Macau?


Fonte consultada: Wikipédia

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Hiper Realismo



"Ron Mueck, artista plastico australiano, q recria o ser humado e partes do corpo humano a uma escala maior q nós mas com o mesmo mesmo pormenor e rigor plastico, causando uma sensaçao estranha no publico. Tentei escolher as imagens q mais resumiam o seu trabalho, mas por favor vao pesquisar e reparem bem no pormenor dos poros, pelos, no tom amarelo sobre rosa da carne primida , enfim..."
Texto e montagem by Uriel

(O que uma pessoa encontra... Uriel, não me digas que não reconheces esta réplica de post. Terás de recuar... mmm... 3 anos!)

SAN KEI


Sonia, Cosette, Susana, thanks for the help!

M on the Bund

M. ainda fomos ver se te encontravamos em Xangai mas nada... ;)

Olha, dizem que estás lá!



(vale a pena visitar, é um bar todo janota)

sábado, 11 de julho de 2009

XIS PÊ TÊ Ó

XPTO, ou X.P.T.O. (pron. "xis ó") é uma abreviatura da palavra grega "Χριστός" ("Christós" = Cristo). As letras X (qui), ρ (), τ (tau) e o (omicron) foram seleccionadas e capitalizadas para formar a abreviatura.
(...)
Acepção jocosa que se traduz, em contexto irónico, por "sofisticado" ou "de qualidade" (...)

Quem diria... que vem descrito na wiki esta expressão. Também... o que é que não vem?!

Igualmente interessante...

Outra hipótese, de fonte popular, é descrita pela seguinte história: Havia um sinal à beira de um rio em que estava escrita a sigla «XPTO»: X para dez, P para pe, T para te e O para zero (nada), ou seja, «Despe-te e nada!».

Pelo sim pelo não há que estar informado não vá numa aventura tipo Indiana Jones deparar-me com esta sinalética... E afinal o que nos quer dizer é bem simples!

A NÃO PERDER!

Quinta-feira, 23 de Julho
Assobio (Portugal), 18h00, Centro de Artes de Sines

Vanda, viva! ;)

Carmen Miranda

"Carmen Miranda, pseudônimo de Maria do Carmo Miranda da Cunha, (Marco de Canaveses, 9 de fevereiro de 1909Beverly Hills, 5 de agosto de 1955) foi uma cantora e atriz luso-brasileira. Sua carreira artística transcorreu no Brasil e Estados Unidos entre as décadas de 1930 a 1950. (...) Chegou a receber o maior salário até então pago a uma mulher nos Estados Unidos. Seu estilo eclético faz com que seja considerada precursora do tropicalismo, movimento cultural brasileiro surgido no final da década de 1960.
(...)
Entre 1942 e 1953 atuou em 13 filmes em Hollywood e nos mais importantes programas de rádio, televisão, casas noturnas, cassinos e teatros norte-americanos."
Caricatura by André Carrilho

Lee, não tinha chegado a fazer a pesquisa! Já nem me lembrava que ela era lá prós lados da tua terra :)

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Rastos de vida macaense...

Cábula para o restaurante "Laranjinha"! (Actualmente fechado)
O meu nome em chinês! (Qualquer pessoa com Ana no nome será "Beautiful lady". O primeiro nome que aparece "Chio" tem a ver com a sonoridade do apelido)
Filme coreano! "I'm a Cyborg, But That's OK" (O título foi traduzido em chinês para poder comprá-lo em terras orientais)
Restaurante em Kun Iam, mais cábulas! (Nunca cheguei a usar. Acho que nunca as tinha comigo e a Joana A. é que tratava disso)
Sobremesa da Rua da Felicidade! (A melhor!)

segunda-feira, 6 de julho de 2009

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Lagartagis... CRISÁLIDA!

O que mais me intrigou de tudo isto, para além do próprio BORBELETÁRIO e toda a ambiência mágica que proporciona, foi mesmo as crisálidas (casulo) da borboleta-monarca. Espectáculo! Uma pequena "missanga" pendida por um fiozinho de seda.

Disfarçado no meio do Jardim Botânico de Lisboa, há um borboletário português que é único na Europa. (...) Aberto ao público como "uma casa de borboletas onde será sempre Primavera".

quarta-feira, 1 de julho de 2009

se não fosse o candeeiro... alguma semelhança, não?!

alfama 2009
perugia 2007
Photos by Adria

COTIM

Estava a passear na feira de São João, em Évora, parei numa banca e uma vendedora perguntou-me se lhe queria fazer alguma questão acerca dos seus trabalhos. Eu, boquiaberta, não sabia sequer o que perguntar, nada naquele momento me surgia na cabeça. Foi então que a vendedora, talvez para não me deixar naquele estado, intimidada, ou para se poder justificar a ela própria o porquê daquela pergunta me disse: Pergunte por exemplo qual é o tecido que usei?

Naquele momento pensei para mim se haveria alguma outra pergunta que pudesse fazer. De facto não sei. Mas seguiu-se imediatamente a resposta que ansiava e que ouvi com a maior atenção.

O tecido que era usualmente empregue na confecção de calças para homens, homens, naquele caso alentejanos, que trabalham o campo, estava agora a ser utilizado em malas... malas daquelas com retalhos, malas tipo mochila. A vendedora não só quis "perpetuar" o material naquelas malas como foi incapaz de guardar aquele "segredo" só para ela. Sinto-me agora na obrigação de divulgar a informação que me foi testemunhada. O tecido é bastante grosso, resistente e tem um tom azul que possibilita aguentar mais tempo sem ser lavado. Nesse momento apenas que questionei se não seria excessivamente quente para o efeito que era utilizado, mas não obtive resposta quanto a isso.

Concluí que o tecido era especial, genuíno.

(da minha parte está "perpetuado"!)